RECEBA ATUALIZAÇÕES

Cadastre seu e-mail para receber atualizações a respeito das atividades da rede.

REDE FLUMINENSE DE NÚCLEOS DE PESQUISA DE GÊNERO,SEXUALIDADE E FEMINISMO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS.

SITE CRIADO COM WIX.COM

 QUINTA, 28. NOV

 10H - 18H 
 IESP-UERJ

 SEXTA, 29. NOV

 10H - 18H 
 IESP-UERJ

O ENCONTRO

O 2º Encontro Fluminense de Núcleos de Pesquisa de Gênero, Feminismos e Sexualidade nas Ciências Sociais ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro de 2019 no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento é uma inciativa de núcleos de pesquisas, vinculados a universidades e programas de pós-graduação com financiamento público no estado Rio de Janeiro que estudam gênero, sexualidade e feminismos nas ciências sociais.
Em 2018 pesquisadoras e pesquisadores de gênero no Rio de Janeiro identificaram a importância de intercâmbios e trocas de resultados de pesquisa em uma conjuntura que desafiava essa área de estudos ao desvalorizar e não reconhecer as suas contribuições científicas e políticas. Diante do horizonte adverso que se apresentava, núcleos de estudos de universidades públicas do Rio de Janeiro tomaram a iniciativa de organizar um evento anual que pudesse promover o fortalecimento institucional, a mutualidade, a comunicação entre eles ou ainda contribuir para a criação de novos laboratórios ou núcleos.
Neste encontro de 2019, cinco mesas temáticas reunirão diferentes núcleos de pesquisa (CLAM/UERJ, NESEG/PPGSA/UFRJ, NIMMIM/IESP, NUDERG/UERJ e NUSEX/M N/UFRJ), além de outros pesquisadores e pesquisadores, que debaterão sobre feminismos, ciência, religião, trabalho, família, sexualidade, raça, saúde. Durante o evento também ocorrerá a primeira reunião deliberativa da Rede Fluminense de Núcleos de Pesquisa e Pesquisadoras/es em Gênero, Feminismos e Sexualidade nas Ciências Sociais, quando serão definidos os seus objetivos finais, sua estrutura, composição e política de comunicação.
Dessa maneira, o nosso evento soma-se a outras iniciativas que pretendem afirmar as positivas e irrefutáveis contribuições que a institucionalização e o desenvolvimento dos estudos de gênero, feminismos e sexualidade trouxeram ao campo cognitivo, à ciência e à formulação e implementação de políticas públicas; atingindo também temas políticos cruciais para o combate às desigualdades, o fortalecimento da democracia e a valorização da liberdade individual.

EVENTO GRATUITO, COM EMISSÃO DE CERTIFICADO

As inscrições serão realizadas no local do evento. Serão emitidos certificados de ouvintes para as pessoas que assistirem 3 das 5 mesas.

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now